sexta-feira, 1 de abril de 2011

Outono - hora de plantar




O outono é o momento ideal para semear e plantar algumas espécies frutíferas que presentearão você e sua família com seus deliciosos frutos nas estações seguintes.
As folhas secas e avermelhadas caídas no chão e as árvores praticamente sem folhas estão bem longe de formar uma paisagem exuberante.
Mas acredite: é exatamente neste período do ano que muitas das espécies frutíferas devem ser semeadas e plantadas.

O outono é a época mais adequada para a semeadura de espécies como morango, melão e até mesmo a refrescante melancia! Abacaxis e amoreiras também se desenvolvem melhor quando plantados entre os meses de abril, maio e junho. O final do outono é indicado como época de plantio de caquizeiros, macieiras, pereiras, pessegueiros, parreiras, laranjeiras e limoeiros.
Para qualquer uma dessas espécies, a recomendação é semeá-las e plantá-las em local definitivo, seja ele um canteiro especial ou o quintal de casa.

Preparando o solo: Antes de fazer a semeadura, é importante preparar o solo, o que inclui uma boa limpeza dos canteiros ou do quintal. Todas as plantas velhas ou secas e as ervas daninhas devem ser retiradas. Pedras, cacos de tijolos ou qualquer outro tipo de entulho deve ser removido.
Feito isso, o trabalho poderá começar. Primeiro, a terra precisa ser virada com o auxílio de uma cortadeira. Só então é que devem ser colocados os adubos e fertilizantes, de preferência orgânicos. Em seguida, a terra deverá ser afofada novamente, usando para isso o garfo afofador.

Plantadas as sementes, é a vez de proteger a área dos ataques de pássaros e da força dos ventos e das chuvas. Os sombrites são ideais para fazer a cobertura total do canteiro. Sua instalação é simples: basta fincar suportes em torno da área plantada e estender a tela de nylon, fixando-a na própria madeira que servirá de suporte.

Da revista "O Regador" - ano 01, número 01.

Um comentário:

  1. Puxa, que legal esta matéria!
    Sempre sinto vontade de plantar no outono, mas sempre achei que não seria bom... rsrs
    Vou plantar laranja, morango e pera!!
    obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir