domingo, 24 de abril de 2011

Jardim e alimento

          O outono é a melhor estação para começar a sua horta. Algumas espécies germinam e brotam esplendorosamente nesses meses de interlúdio. Quando nem é quente e tampouco faz frio.
          No outuno a intensidade das chuvas começa a diminuir e os dias ainda não tão frios são um convite ao cultivo  de hortaliças, tubérculos e outros vegetais comestíveis. Nessa época do ano, a semeadura pode se dar de duas maneiras: em sementeiras bem protegidas contra a intempérie ou em canteiros definitivos, igualmente protegidos contra as mudanças climáticas repentinas, comuns no país.
          Agrião, salsão, alcachofra, alho-poró, berinjela, couve, brócolis, repolho e tomate estão entre as espécies que devem ser semeadas em locais provisórios e bem protegidos. Após brotarem, suas mudas podem ser transplantadas para seus canteiros definitivos. Já entre os vegetais que podem ser semeados diretamente nos canteiros definitivos estão a abobrinha, a acelga, o almeirão, a beterraba, a cebola, a cebolinha, a cenoura, a ervilha, o espinafre, a mostarda, o nabo, o rabanete, a rúcula e a salsa.
          Antes de fazer a semeadura dessas espécies, no entanto, é bom dedicar alguns dias ao trabalho de limpeza dos canteiros. As plantas velhas e as ervas daninhas devem ser totalmente eliminadas, assim como as pedras. Os cacos de tijolos devem ser retirados. Depois, é importante revirar bem a terra usando uma cortadeira. Os adubos feitos a partir de nutrientes orgânicos e fertilizantes devem ser colocados nesse momento. Em seguida, deve-se tornar a afofar a terra, mas dessa vez usando outra ferramenta: o garfo afofador. Quem preferir não usar imediatamente esses canteiros precisa protegê-los para evitar a perda de nutrientes e todo o trabalho de preparação do solo. Para isso, o melhor é cobrir toda a área com sombrites, que são aquelas telas feitas em nylon com trama bem urdida. Existem sombrites com diferentes níveis de sombreamento, que vão de 30% a 90%. Em geral, os modelos intermediários são os mais adequados ao cultivo de verduras. Esse mesmo sombrite é imprescindível após a semeadura. O ideal é instalá-lo sobre suportes a cerca de 30cm de altura do nível do canteiro. Dessa maneira, ele constituirá um verdadeiro escudo protetor das plantas. Primeiro contra os pássaros que adoram se alimentar das sementes. Depois, contra as chuvas intensas e ventos fortes que podem prejudicar o desenvolvimento dos brotos.

Da revista "O Regador" - ano 01 - número 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário