quinta-feira, 14 de abril de 2011

Orquídeas - controle de pragas e doenças

A regra número 1 do controle de pragas e doenças é a observação.
Observe atentamente a tua planta desde as folhas, a parte de trás de cada uma delas, as raízes e o substrato. É quase um namoro.
Algumas vezes nós encontramos um inseto antes mesmo que ele comece a atacar. Ou então os primeiros floquinhos de cochonilha (tire-os com os dedos ou uma escovinha macia).
As raízes devem estar viçosas e bem aderidas ao substrato.
Você pode usar a calda de alho como prevenção de pragas e doenças.
Calda de alho: 2 dentes de alho para 1 litro de água.
Amasse o alho, coloque a água, deixe uns instantes em repouso, coe e pulverize toda a planta. Aplique uma vez a cada 15 dias.
A melhor maneira de combater os insetos devoradores de raízes, folhas e flores das nossas belezuras é a catação manual. Principalmente quando você tem poucos vasos e os insetos ainda não têm filhotes. Porisso é fundamental obervar cada planta algumas vezes na semana.
Um amigo meu colocava o despertador para acordá-lo às 5h da manhã e lá ia ele com uma lanterna atrás dos caracóis, caramujos e lesmas. Catava um a um, colocava-os dentro de um vidro e depois dava um destino incerto aos danadinhos. Certa vez um vizinho viu aquela pessoa com uma lanterna na mão vagando entre as plantas e sem saber das "preocupações" do meu amigo orquidófilo, achando tratar-se de algum malandro chamou a polícia ...
Existem também iscas vegetais como pedaços de chuchu ou abobrinha que você pode colocar sobre o substrato. Durante a noite os insetos irão comê-los, aí você vai bem cedinho e cata-os. Quando os pedaços de chuchu e abobrinha não tiverem mais marcas de "dentes" é porque provavelmente você está livre dos inimigos.
Quando você notar que existem filhotes ou muito insetos o melhor a fazer é retirar a planta do vaso, lavá-la muito bem com auxílio de uma escovinha, lavar as raízes, cortar as raízes podres e plantar em outro vaso com novo substrato.

Boas florações!!!

Marilda Gnatta Dalcuche

Nenhum comentário:

Postar um comentário