domingo, 24 de abril de 2011

Dicas e truques - Boas idéias

          Desde a escolha do local para o plantio até o jeito certo de secar e identificar sementes ou transportar plantas, confira nossa seleção de dicas para deixar o seu jardim mais bonito e rico.

1. Como transportar
          Quer transportar um galho, uma muda ou uma planta inteira de um jardim para outro ou trazer alguns belos exemplares como recordação de suas viagens aqui no Brasil? Fácil.
          Coloque a planta, galho ou muda dentro de um saco plástico transparente e limpo. Adicione um pouco de água e assopre, inflando o saco como se fosse um balão. Feche-o bem e pronto: você criou uma mini-estufa portátil, onde a planta poderá se desenvolver sem correr riscos.

2. Secar sementes
          Quando  colher sementes não as deixe secar dentro de vidros ou recipientes de plástico: elas vão embolorar e se estragarão. A melhor maneira de proceder com a secagem é em caixas de papelão ou acomodadas sobre folhas de jornal.

3. Plantas aquáticas
          Quem disse que você precisa entrar na água para plantar um nenúfar num lago? Amarre uma pedra pesada na raiz da planta e jogue-a no local onde deseja vê-la crescer. A pedra fixará a planta no fundo do lago, como uma âncora. Use barbante ou corda de sisal ou algodão. Evite amarar a planta com fios sintéticos como o nylon.

4. Dosagem certa
          O jardineiro deve ter a mão leve tanto no trato com as plantas como na hora de dosar os adubos, inseticidas, fungicidas e herbicidas: o excesso faz mal!

5. Melhor época
          Ganhou ou guardou sementes e não sabe qual é a época certa de sua semeadura?
Simples. Coloque-as numa sementeira e as observe: as sementes germinarão na época correta. Numa etiqueta, marque a data e lembre-se de fazer alguma anotação junto das sementes: onde as conseguiu, nome popular, quem as deu. O mesmo processo jamais acontecerá se você insistir em deixá-las guardadas na gaveta ou dentro de envelopes.

6. Sol na medida
          Trepadeiras gostam de manter seus pés na sombra e suas cabeças ao sol. Por isso, o local onde você pretende plantá-la deve ter solo úmido e fresco e jamais deve ficar desprotegido.

7. Reciclando nutrientes
          As cinzas da queima de galhos velhos e cinzas de churrasqueiras, fogões à lenha ou lareiras podem ser aproveitadas e usadas nos jardins como nutriente. É que esse pó aparentemente inútil é rico em fósforo, elemento que ajuda as plantas a produzirem mais flores e frutos. Mas atenção: as cinzas só devem ser usadas três meses após a queima.

8. Beleza e saúde
          Experimente plantar verduras, legumes ou ervas para chás em seu jardim. Além de garantir a alimentação saudável da sua família, as bordaduras de alface, beterraba ou salsa crespa, por exemplo, vão enriquecer a paisagem com sua beleza exótica.

Da  revista "O Regador". Ano 01, número 01

2 comentários: