sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mãos à obra

O outono chegou e com ele vem a necessidade de promover algumas mudanças no jardim. Uma boa limpeza das plantas e canteiros garantirá a floração das espécies de inverno e a sobrevida das plantas de primavera e verão.

A faxina deve começar pelos gramados e forrações. Como nesse período as gramíneas quase não crescem fica mais fácil retirar as ervas daninhas.

Os canteiros de flores anuais podem ser limpos e preparados para receber as espécies que florescem nos meses de inverno como amor-perfeito, calêndula, cravo, miosótis, bellis perene e bidens. Quem cultiva gladíolos, dálias e palma de Santa Rita deve se lembrar de retirar e guardar os bulbos.

Em jardins públicos, seja de empresas ou condomínios, é importante varrer as folhas que caem diariamente para manter a limpeza das áreas comuns e a segurança nos espaços de circulação de pessoas. Mas ao invés de se desfazer delas, é aconselhável guardar as folhas e usá-las para cobrir o solo e os canteiros.

Nos jardins particulares, ao contrário, as folhas secas podem permanecer sobre os gramados e mesmo sobre o calçamento para ajudarem a compor o cenário outonal.

Organize-se: Aproveite as tardes de maio, quando todo o jardim já deverá estar limpo e preparado para o inverno, para rever o estado das suas ferramentas de jardinagem. Limpe todas elas. Confira quais delas estão sem fio e leve-as a um afiador de sua confiança. Há algum item enferrujado? Tente retirar a ferrugem com produtos específicos. Se mesmo após a limpeza a peça continuar sem condições de uso, lembre-se de substituí-la por uma nova. Por fim, cheque as condições de funcionamento das máquinas elétricas, principalmente do cortador de grama e leve-o para a assistência técnica, se necessário.

Plantio: Muitas espécies podem ser semeadas nessa época do ano, entre elas flores de inverno ou primavera, arbustos, árvores e trepadeiras. Uma dica é visitar seu fornecedor de confiança ou uma boa floricultura e escolher as espécies que mais lhe agradam. Converse com o responsável pela loja ou leia o rótulo dos envelopes das sementes com atenção, para se certificar do melhor período para a semeadura e a data de validade delas.

Da Revista "O Regador" - ano 01 - número 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário