segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Sementeiras




A Semente
 
    Como escolher: quando vamos comprar uma semente devemos observar a espécie, porte da planta adulta e época de plantio. Além disso, devemos observar a pureza da semente e a data da validade.
 
    Como tratar: no geral as sementes não necessitam de tratamentos especiais. As sementes com casca muito dura podem ser deixadas de molho de um dia para o outro para facilitar a germinação. Sementes de plantas cultivadas no inverno podem se beneficiar se colocarmos o pacote em geladeira por uma semana antes do plantio.
 
 
 
    Podemos utilizar inúmeros recipientes como sementeira, por exemplo: copos de plástico, potes ou  bandejas especiais.
 
 
Substrato para recipientes
 
Os substratos para a sementeira podem ser comprados prontos ou pode ser feita uma mistura doméstica composta de:
 2/3 terra vegetal + 
 1/3 areia fina ou 1/3 terra comum + 
 1/3 terra vegetal + 
 1/3 areia fina.
 
 
 
    Geralmente as sementeiras são colocadas em ambientes protegidos, mas é possível fazer sementeiras em canteiros ao ar livre. Esses canteiros deverão ser bem afofados e deve-se retirar resíduos como tocos, gravetos, pedras, deixando a terra bem solta. As dimensões ideais são: 0,80m de largura x 2j00m de comprimento.
    Essas sementeiras ao ar livre deverãreceber uma cobertura para evitar a ação do sol e da chuva diretamente sobre o solo e as plantinhas novas.
 
 
Irrigação
 
    A irrigação na sementeira é muito importante. A terra deve se manter levemente úmida, jamais encharcada ou extremamente seca.
 
 
Luminosidade
 
    A necessidade de luz varia com o estágio de desenvolvimento. 
Bem no início é preciso que haja luminosidade no ambiente e gradativamente as plantinhas devem ser levadas para uma posição em que recebam sol direto, de preferência no período da manhã.
    Antes do transplante, pode-se levar o recipiente para o local definitivo de plantio e deixá-lo ali por alguns dias para que as plantas se acostumem com o novo ambiente. Depois desses dias de aclimatação, pode-se proceder ao transplante.
 
 
Semeadura
 
    A semeadura pode ser feita a lanço, em linhas ou em covas, sempre a uma profundidade de aproximadamente 2 a 3 vezes o tamanho da semente.
     Após a semeadura faça uma cobertura leve com vermiculita.
 
 
 
    Quando for realizar a semeadura, tenha em mente que se deve colocar pouca semente, o que diminui bastante o trabalho com o desbaste (retirada do excesso de plantas nascidas) e melhora a qualidade das mudas obtidas.
    As plantinhas estarão prontas para o transplante quando tiverem entre 6 a 10 folhas bem formadas.
    Quando for realizar o transplante, deixe o substrato levemente úmido. Procure transplantar logo pela manhã ou no final da tarde ou ainda, se possível, em dias nublados. Após o transplante faça uma boa rega. Nos 3 ou 4 primeiros dias após o transplante a plantinha fica um pouco murcha, mas depois se recupera. Caso isso não ocorra, providencie a substituição da planta para que o canteiro inteiro se desenvolva por igual.
 
 
Semeando em local definitivo
 
    É possível semear algumas plantas já no local definitivo. Para isso.prepare muito bem o canteiro deixando a terra bem soltinha e sem toco ou pedras. Faça a semeadura conforme descrito para sementeira, mas se for em linha ou em covas, verifique o espaçamento recomendado para sua planta.
    É possível fazer uma cobertura do canteiro até que apareçam as plantinhasFaça o desbaste se necessário e deixe algumas mudinhas de reserva para uma eventual necessidade. Não descuide da irrigação, evitando que o solo fique muito seco ou encharcado. 
    No mais é só apreciar o surgimento de novas plantinhas e curtir o seu jardim.


                                                                        Boletim "O Regador" - nº 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário