sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Faxinal do Céu

Em 1974, a Copel (Empresa de energia elétrica do PR) destinou uma área de 10 hectares para a produção de mudas florestais, com a finalidade de recuperar as áreas degradadas em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Foz do Areia, agora denominada UH Gov Bento Munhoz da Rocha Netto. Além de árvores, também foram inseridas frutíferas de clima temperado para fomento ao projeto de desenvolvimento agrícola e plantas ornamentais para utilização no canteiro de apoio à obra e vila residencial. Este espaço ficou conhecido inicialmente como Agrovila.
Após quatro anos, o projeto já contava com 14 hectares e caracterizou-se como um horto de produção de mudas florestais nativas e área de introdução de novas espécies, principalmente ornamentais exóticas de clima temperado. Em meados da década de 90, recebeu o nome de Horto Faxinal do Céu, com área superior a 40 hectares, incluindo uma reserva florestal nativa.
Com o crescente processo de melhorias na organização e manutenção das áreas de cultivo, incremento das coleções botânicas, seleção e conservação de plantas matrizes e ampliação significativa da área, passou a denominar-se Jardim Botânico Faxinal do Céu, consolidando sua vocação de preservação da flora local, pesquisa e produção de plantas nativas e das mais diversas regiões do planeta.

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2011, o Cejarte visitou o Jardim Botânico Faxinal do Céu. A visita foi enriquecida com a presença do Engenheiro Florestal Mario Torres, que guiou as cejarteanas contando a história de várias plantas ali colocadas. Nosso agradecimento ao Mario!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário