terça-feira, 28 de junho de 2011

Orquídea de clima frio


Cymbidium

Esta orquídea precisa do ciclo de noites frias e dias quentes para florescer e as flores podem durar até 4 meses. De acordo com a variedade, elas podem ser brancas, amarelas, alaranjadas, vermelhas, cor de vinho, róseas e verdes. As folhas devem ser verde-amareladas, se elas estiverem muito verdes é porque precisam de mais luz. Vai bem em vasos e em canteiros.
O substrato pode conter cascas de pinus, carvão e até pedra brita. Como é uma orquídea terrestre, algumas pessoas colocam terra no substrato, mas cuidado para não compactar as raízes. Elas se desenvolvem com rapidez e é aconselhável fazer o transplante a cada dois anos, eliminado as raízes mortas, mantendo  três ou quatro pseudobulbos por muda. Quando a planta começa a emitir raízes novas, ela deve receber muita iluminação, períodos de sol direto e muitas regas, 2 a 3 vezes por semana no verão, gosta de chuva também, mantendo sempre a boa drenagem. No verão é bom evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia, levando-a para locais sombreados. As folhas mais velhas vão amarelando até secarem e caírem.
Deve-se adubá-la uma a duas vezes por mês utilizando a combinação NPK e se aparecerem cochonilhas eliminá-las manualmente e depois aplicar algum inseticida, como os aerosóis especiais para plantas, encontrados no mercado. Examine as folhas regularmente.
Se a planta receber boa iluminação, regas constantes, boa ventilação e adubação, dificilmente ela vai receber o ataque de fungos. Caso apareçam manchas nas folhas é melhor recorrer a um especialista.
É uma planta ótima para o paisagismo em cidades de clima frio, devido à duração das flores, que começam no outono e duram todo o inverno.

Colaboração: Marilda Gnatta Dalcuche

Nenhum comentário:

Postar um comentário