quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Violetas

     Existem duas plantas que são chamadas de Violeta. As verdadeiras são as Violas.

     Viola odorata - Violeta de jardim.
     Altura: 20 a 30cm. Nativa da Europa, da Ásia e África do Norte. Planta perene com flores singelas roxo-escuras, roxo-claras, brancas e rosa-escuras. Floresce no fim do inverno. Cultiva-se à meia-sombra servindo para bordaduras ou manchas. Necessita de solo rico em matéria orgânica, mantido sempre úmido. Aprecia o frio. Multiplica-se por touceiras ou estolões já enraizados.

     Viola tricolor hortensis - Amor-perfeito. 
     Altura de 20 a 30cm. Nativa da Europa. Planta perene, mas é cultivada como anual, com flores vistosas e coloridas em combinações de branco, roxo, amarelo, róseo e marrom. Floresce no inverno e primavera. Cultiva-se ao sol e meia-sombra, servindo para maciços ou bordaduras nos canteiros. Necessita de solo rico em matéria orgânica, mantido sempre úmido. Multiplica-se geralmente por semeadura.

     Saintpaulia ionantha - Violeta africana.
   Altura de 15 a 20cm. Nativa da África tropical. Folhas carnosas e frágeis. Planta perene de florescimento contínuo. Devido ao melhoramento genético, produzem flores de diversas cores. Cultiva-se em locais abrigados tanto do frio como do sol intenso. Usualmente os vasos de violeta africana são colocados perto de janelas envidraçadas com bastante luminosidade. A terra dos vasos deve ser rica em húmus mas não pode ter umidade constante. No inverno é preciso proteger os vasos da diferença de temperatura do dia e da noite, pois o calor do sol de inverno durante o dia e o frio durante a noite não fazem bem para o desenvolvimento da planta. Multiplica-se pelo enraizamento das folhas.

Boletim "O Regador" - nº 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário