terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"Por que você quer um jardim?"

           Jardins são para pessoas. Descubra por que as pessoas querem um jardim e você será capaz de executar um que as agrade. Ao fazer isso, concentre-se nas pessoas importantes (você próprio!) ou em quem tenha encomendado ou vá utilizar o jardim. Ao longo do caminho não se esqueça dos usuários secundários.

Geralmente quando pergunto a alguém “Por que você quer este jardim?”, a primeira resposta é um olhar de interrogação. Imagino que pela cabeça dele passe algo do tipo: “Por que, em nome dos céus, alguém perguntaria por quê? Já sei o que eu quero! E mesmo que eu estivesse projetando para outra pessoa, todo mundo não deseja um jardim pela mesma razão, para ter flores bonitas para contemplar?”

O “por quê” é importante em qualquer projeto. Os poucos minutos dedicados a esclarecer as razões para se fazer determinada coisa, são muito úteis, pois essas razões transformam-se em objetivos. Estes, por sua vez, guiam-nos durante o trabalho e, ao término do projeto, são usados para determinar se fomos bem-sucedidos. Se você quer um jardim que tenha flores coloridas de outubro a abril, terá obtido um jardim de sucesso se as flores desabrocharem durante esses meses. Será um jardim incompleto se em algum desses meses faltar florescência. Pode ser um jardim cheio de qualidades, mas se não proporcionar cor de outubro a abril, que foi a razão para ele existir, o sucesso não é absoluto.

Isso pode parecer simplista, mas é a verdade. Várias vezes fiquei insatisfeita com um jardim após tê-lo plantado e observado crescer durante algum tempo. Embora pudesse fazer e tenha feito alterações, ainda assim, tinha a impressão de que algo não estava correto. Após a terceira ou quarta vez que isso aconteceu, reconheci um padrão recorrente de eventos. Eu não tinha quaisquer objetivos específicos em mente para o jardim quando o planejei. Eu o tinha plantado, simplesmente para plantar mais um jardim. Eu não poderia congratular-me por qualquer realização específica e nenhuma modificação que eu fizesse poderia alterar a maneira como eu  me sentia.

Por outro lado, já plantei muitos jardins que tinham claras razões para existirem. Quando ficavam prontos, eu sabia exatamente o porquê de cada detalhe. Era gratificante quando eu podia dizer: “Ora, isso funcionou bem.” E não havia nenhum problema quando eu tinha que dizer: “Não está totalmente certo”, pois podia voltar aos objetivos originais em busca de alguma orientação para fazer modificações.

Portanto, para que você se sinta bem-sucedido ou para se orientar quanto às modificações a fazer, execute este trabalho prévio para esclarecer exatamente os propósitos do jardim e elabore uma lista de razões para plantá-lo.

Do livro: “É fácil construir um jardim”
Autora: Janet Macunovich

Editora Nobel
1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário