quinta-feira, 14 de julho de 2011

Compostagem

1. Escolha um local à sombra no seu jardim e deposite ali todo o lixo orgânico triturado: hastes, folhas, galhos, ramos, flores, aparas de grama, inclusive restos de verduras e legumes da horta e da cozinha, misturando bem todos os elementos. Evite restos de alimentos processados e cascas de batatas para não causar mau cheiro e nem atrair insetos.

2. Quanto já tiver bastante material, algo em torno de 1 metro de altura, comece a montar a composteira. Em local à sombra, abra um plástico preto de aproximadamente 3x3 metros. Sobre ele forme uma camada de material triturado com 20 a 30 centímetros de altura.

3. Para compactar, pisoteie o lixo triturado e depois, regue um pouco com água (se quiser use um pouco de uréia), tomando o cuidado de não encharcar. A medida é simples: um regador de água para um copo de uréia. É a forma de adicionar nitrogênio e acelerar a fermentação.

4. Em seguida, forme novas camadas, compacte, regue, até atingir a altura de 1 metro ou mais. Cubra o monte com outro plástico e feche as laterais. Rapidamente a temperatura interna se elevará e terá início à decomposição da matéria orgânica. Não é necessário colocar terra, esterco ou qualquer outro elemento entre as camadas.

5. Depois de 8/10 dias, abra um pouco o plástico nas laterais para ventilar. O tempo total para o preparo do composto orgânico é de 2 a 3 meses, de acordo com a temperatura ambiente; quanto mais quente, mais rápido é o processo.

6. Depois de pronto, é só misturar o composto com a terra e aproveitar todos os seus benefícios. Use e abuse do adubo orgânico em canteiros, na horta, no pomar.
A natureza vai retribuir com plantas mais fortes, viçosas e saudáveis.


Colaboração de Regina Moreira Rodrigues
Publicado na Revista Natureza
junho e julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário