Esta é uma época em que temos menos flores no jardim, mas em compensação, muito mais trabalho, pois temos canteiros para preparar, poda, limpeza e adubação. Mas tudo é uma preparação para que tenhamos uma primavera bem florida.
Estamos em tempo de podas, sendo assim, preparem suas tesouras e mãos à obra. Inicie a poda retirando galhos velhos e/ou doentes. Na sequência vá retirando os galhos voltados para o interior da planta, aqueles que se cruzam, os ladrões e finalmente dê o formato da sua planta reduzindo a altura e diâmetro, se necessário e procurando deixá-la com aspecto transparente.
Alguns lembretes:
- Não faça podas nas plantas que deverão florescer no fim do inverno ou início da primavera, como a azaléia, Rhododendrom indicum.
- Se não tiver certeza de como podar, faça pelo menos uma boa poda de limpeza, retirando os galhos secos, doentes, cruzados ou voltados para o interior da copa.
- Após a poda, cuide dos cortes. Para plantas com ramos finos, regue com calda bordalesa a planta inteira. Para ramos com mais de 2cm de diãmetro, aplique este mesmo produto, mas em forma de pasta, sobre todos os cortes realizados.
- Especialmente nos pomares, procure lavar sua tesoura de poda a cada nova planta.
- Após a poda, afofe bem ao redor da planta, faça uma adubação e regue muito bem.
Calda Bordalesa
Ingredientes:
200g de cal virgem
200g de sulfato de cobre
20 litros de água
Modo de preparar: coloque o sulfato de cobre em água morna no dia anterior. Coloque a cal em um balde com um pouco de água para hidratá-la. Depois misture mais 5 litros de água na cal. Derrame o sulfato de cobre sobre a cal. Mexa bem, coe a mistura, complete para 20 litros,coloque-a no pulverizador e regue as plantas podadas. Utilize a mistura sempre no mesmo dia.
Pasta Bordalesa
Ingredientes:
2 kg de cal virgem
1 kg de sulfato de cobre
10 litros de água
Modo de preparar: coloque o sulfato de cobre em água morna no dia anterior. Coloque a cal em um balde com um pouco de água para hidratá-la. Depois misture mais 5 litros de água na cal. Derrame o sulfato de cobre sobre a cal. Mexa bem, e complete o volume para 10 litros. Passe a pasta com um pincel sobre os cortes.
Extraído do livro "Alternativas ecológicas para prevenção e controle de pragas e doenças."
O Regador - Maio/Junho 2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário