Neste período de outono e início de inverno observamos a queda da temperatura, a diminuição da duração dos dias e a formação de cerração pela manhã, além do risco de geadas.As plantas em geral diminuem suas atividades vegetativas e aquelas de folhas caducas nos presenteiam com a mudança da coloração e queda das folhas. É um espetáculo que deve ser apreciado.
O gramado pede apenas uns poucos cortes e se inicia o período de poda. O período ideal para as podas é o da lua minguante e para as plantas mais especiais de seu jardim reserve a minguante de julho. Após a poda afofe bem ao redor das plantas, adube com composto orgânico e um pouco de calcário, faça uma boa rega e cubra o solo com folhas secas ou palha. Lembre-se, porém, que as plantas que irão florescer até o fim do inverno ou início da primavera serão podadas mais tarde. Estas plantas devem receber regas adequadas, sem excessos e uma eventual adubação, caso haja necessidade. As regas das plantas em geral, nesta época, são mais espaçadas para evitar apodrecimento das raízes e o aparecimento de fungos.
Para as plantas mais sensíveis ao frio, providencie alguma proteção. Para quem tem estufas é importante salientar que a mesma deve ser fechada enquanto ainda há sol para que haja acúmulo de calor em seu interior.
As plantas de dentro de casa recebem menos regas e as que forem mais sensíveis ao frio podem ser colocadas em ambientes mais quentes.
No outono e inverno temos um tempo de cuidados e observação. Aproveite este tempo para conhecer mais sobre plantas e com certeza você colherá belos frutos.
Karen D.C.Sprenger - O Regador - Maio/Junho/ 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário