Palestrante: Suely Conceição De Marino Krueger
Palestra proferida em 7 de outubro de 2009
Essa pintura de expressão decorativa foi idealizada há mais de três séculos por camponeses alemães, austríacos e suíços que ficavam em resguardo durante os meses de inverno e ao colorir o interior de suas casas com o intuito de reparar e adornar móveis, paredes e diversas peças utilitárias e de decoração, faziam uma contraposição à monotonia do branco da neve, agregando valor estético e artístico em suas residências simples de madeira. Folclórico, vibrante e muito popular nos séculos 17 e 18, o Bauer retrata a visão simples da natureza.
A autêntica pintura Bauernmalerei é feita com uma única, farta e sutil pincelada por vez, sem que o traço seja refeito, em forma de uma vírgula, ou seja, semicircular.
A técnica do Bauernmalerei pode ser aplicada em diversas superfícies, incluindo a cerâmica, a madeira e o metal. O preparo básico da superfície inclui lixar, impermeabilizar e aplicar a cor de fundo. É recomendado usar tintas óleo, esmalte, acrílica ou látex e ter à mão os seguintes pincéis: redondo, filete, chato e chanfrado.
As cores usadas são vivas, sem muitas misturas - como o verde, azul, ocre, bordô, vermelho, amarelo-ouro, amarelo queimado, branco e preto e a preferência por retratar figuras humanas em trajes típicos, flores, arabescos e animais estilizados - os mais comuns são os pássaros e os carneiros em cores fortes e contrastantes. Entre as flores, as mais comuns são a rosa, tulipa, a violeta, margarida, crisântemo, miosótis e as flores do campo. O desenho pode ser transferido ou feito à mão livre.
Depois de escolhidas as cores, uma dica é começar a pintura pelo desenho que estiver em último plano. Por exemplo: em uma flor, o ideal é começar pintando as folhas.
Nos dias de hoje, esta arte é bastante difundida em todo o mundo graças ao toque campestre e romântico.
Revista "O Regador" – Ano I, nº 01
Outras fontes:
www.simplesmenteartes.com.br
www.portaldorancho.com.br
www.merapi.com.br
Fotos:
Denise Lobo – caixa de fotografias
Vera Hungria – aluna da prof. Suely
Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário