sábado, 28 de julho de 2012

Jasminum polyanthum - Jasmim-dos-poetas

O perfume toma conta de grande espaço ao seu redor.
Trepadeira semi-herbácea, de crescimento moderado, ramificada, originária da China, de ramagem e florescimento decorativos. Folhas compostas com 5-7 folíolos lanceolados, sobre ramos avermelhados.
Inflorescências axilares ramificadas, com numerosas flores perfumadas, brancas por dentro e róseas por fora, formadas no outono-inverno.
Cultivada a pleno sol e adequada para ser apoiada em colunas e pilares ou para revestir cercas, grades e pórticos. Apresenta florescimento mais intenso em regiões de altitude e de climas mais amenos como no sul do país.
Multiplica-se por estacas preparadas após o florescimento e deixadas enraizar em ambiente protegido onde a umidade e a temperatura são elevadas.

Fonte: Plantas ornamentais no Brasil - arbustivas, herbáceas e trepadeiras
autores: Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tabebuia heptaphylla - Ipê-roxo

Em julho a cidade fica cor-de-rosa com o colorido dos Ipês-roxos e das Cerejeiras.




 

Tabebuia heptaphylla - Ipê-roxo
Por ser extremamente ornamental quando florido, o Ipê-roxo é usado na arborização de ruas e no paisagismo em geral de parques e praças, estradas e alamedas de fazendas, sendo também recomendado para reposição de mata ciliar em locais sem inundações. Em Curitiba, esta espécie é utilizada na arborização de ruas largas com afastamento predial e área livre de pavimento no passeio, adequada ao seu porte. É ideal para ruas com calçadas largas.

Fonte: Árvores de rua de Curitiba - Cultivo e Manejo
Autoras: Daniela Biondi e Michelle Althaus